🇧🇷Equipe de dados no futebol.
Como o Palmeiras utiliza dados para encontrar um novo Endrick?
🇬🇧 – To read this article in English click here: https://gustavosantanadata.com.br/football-data-team/
Decisões baseadas em dados têm se tornado cada vez mais importantes em empresas de diversos segmentos, mas e no futebol? Até que ponto dados bem acurados podem influenciar decisões importantes como a contratação de novos jogadores, a definição de esquemas táticos em partidas importantes ou até mesmo recomendações para o auxílio médico dos jogadores?
A Sociedade Esportiva Palmeiras, clube de futebol brasileiro, fundou sua própria equipe de dados, o “Centro de Ciência de Dados do Palmeiras”, composto por cientistas de dados, engenheiros de dados e matemáticos. Outros times de futebol brasileiros também utilizam dados em suas análises, mas vamos entender como o Palmeiras está avançado em relação a isso, como nenhum outro clube nacional.
A cada partida, um número gigantesco de dados é produzido, muito além dos dados que já estamos acostumados, como chutes a gol, faltas ou número de cartões. É possível quantificar quantas vezes o goleiro defendeu com a mão direita, quantas vezes um jogador dominou com a perna esquerda e chutou com a perna direita, e empresas especializadas reúnem alguns dados e vendem para os clubes interessados. Ao invés de simplesmente comprar esses dados de forma genérica, o Palmeiras está internalizando isso, capturando seus próprios dados por um custo menor e utilizando seu próprio time de dados para poder evoluir, refinar e customizar as análises de acordo com as necessidades do clube. Isso traz um outro nível de detalhamento para a tomada de decisões da equipe.
A extração dos dados é feita com inteligência artificial, monitorando os jogadores na partida e realizando a captura através de imagens, transformadas e disponibilizadas sob demanda. Isso ajuda o treinador Abel Ferreira a posicionar o time na parte tática, entender mais sobre o adversário e agora estão evoluindo para o setor de saúde, prevendo possíveis lesões. Os dados gerados fazem recomendações para auxiliar os médicos na tomada de decisão.
As recomendações baseadas em dados também estão voltadas para o mercado de contratações. Caso o técnico precise de um jogador com características específicas, ao invés de mandar um olheiro para entender profissionais com aquela capacidade, o centro de dados roda uma análise com um modelo para consultar diversas ligas do mundo e, de acordo com características e dados, é possível fazer uma busca mais assertiva utilizando análise e predição.
Por exemplo, se o objetivo é contratar um zagueiro, a coleta exaustiva de dados é refinada para verificar situações que possibilitam uma análise mais precisa. Além de verificar a quantidade de passes corretos, é analisado o contexto em que ocorreram. De 15 passes corretos feitos pelo zagueiro, quantos estavam realmente sob pressão? Ou, na contratação de um atacante, a análise pode focar no número de chutes assertivos ao gol de fora da área. Os dados fornecem a expectativa de gol, calculam de onde sai o chute, quantos jogadores estavam na frente do chute, qual era o ângulo do goleiro no momento e a probabilidade de gol considerando todos os fatores, refinando a qualidade, inteligência e a escolha do atacante no momento da contratação.
O Palmeiras também está criando “padrões” e estudando dados gerados pelo Endrick durante sua trajetória no clube para tentar gerar ou descobrir potenciais talentos como ele. E para quem acompanha o clube, isso tem dado muito certo.
f
One thought on “🇧🇷Equipe de dados no futebol.”